top of page

Sistemas de e-commerce

Os sistemas de comércio eletrônico utilizam de vários recursos da Internet, intranets, extranets e muitas outras redes de computadores. O comércio eletrônico envolve todo o processo de desenvolvimento, marketing, venda, entrega, atendimento e pagamento por produtos e serviços por clientes conectados à rede, tudo feito on-line pela internet.

Toda e qualquer empresa que utiliza o e-commerce ficam dependentes de tecnologias baseadas na Internet e de serviços e aplicações de e-commerce para realizar o marketing, exposição, processamento das transações e os processos de atendimento ao cliente e manutenção do produto.

O que é conhecido como plataforma de e-commerce é basicamente o sistema sobre o qual criamos uma loja virtual. Toda plataforma de e-commerce é composta por dois ambientes principais:

Front-end da plataforma

O Front End de uma plataforma de e-commerce é a parte do sistema onde é construída a loja virtual da forma que é visualizada pelo público, a vitrine da loja, departamentos, página de detalhes de produtos, carrinho de compras e todas as outras páginas que compõem uma loja virtual.

Back-end da plataforma

O Back-end da plataforma de e-commerce é o ambiente administrativo do sistema, onde administramos produtos, fazemos o controle de estoques da loja, recebemos os pedidos de compras, verificamos pagamentos e outras atividades administrativas de uma operação de e-commerce.

E-commerce de empresa-a-consumidor (B2C)

Consiste em a empresa desenvolver modos de no mercado eletrônico atrativos para conquistar seus consumidores e vender com maior facilidade para eles tanto quanto para clientes em potencial e futuro.

E-commerce de empresa-a-empresa (B2B)

Envolve o mercado direto, onde as empresas se comunicam diretamente. Este modelo também envolve mercados eletrônicos.

E-commerce de consumidor-a-consumidor (C2C)

É um modelo de e-commerce que vem se tornando cada vez mais atraente e se tornando sucesso em praticamente todo mundo e entre as pessoas que utilizam dessa forma de negócio, onde a compra e a venda de produtos, pode ser feita através de leilões na internet possibilitando uma alternativa de negócio, muitas vezes acontecendo entre empresa-a-consumidor ou de empresa-a-empresa. A propaganda pessoal eletrônica de produtos ou serviços para a compra ou venda por consumidores em sites de jornais eletrônicos, portais de e-commerce de consumidores, ou websites pessoais também é uma forma importante de consumidor-a-consumidor.

Existem basicamente três tipos de plataformas de e-commerce:

  • Plataformas alugadas – São sistemas pelos quais você paga um determinado valor pelo direito de uso da plataforma;

  • Plataformas open source – Sistemas de e-commerce disponibilizados gratuitamente, que qualquer pessoa com conhecimento técnico pode utilizar;

  • Plataformas exclusivas – São sistemas de lojas virtuais feitos sob encomenda, que atendem a necessidades específicas de uma determinada empresa.

A grande maioria das empresas que desenvolvem lojas virtuais, disponibilizam o sistema na forma de aluguel, também conhecida como SAAS – Software As A Service. Essa é uma opção interessante para quem está iniciando, já que além do investimento ser menor, o empreendedor não precisa se preocupar com questões de manutenção do sistema.

Uma plataforma de comércio eletrônico não deve apenas atender às suas necessidades imediatas. Ela deve estar preparada para evoluir com o negócio, ser escalável, e também estar preparada para incorporar o mais rápido possível as mudanças tecnológicas que não param de surgir a cada momento no mundo do varejo eletrônico.


bottom of page