top of page

O que é Cloud Computing e Fog Computing.

Cloud Computing

Também conhecida como computação em nuvem, refere-se essencialmente a a armazenamento de arquivos e dados, aplicações, entre outros pra ser executado, utilizado e visualizado em qualquer lugar e independente da plataforma. Com a cloud computing, muitos aplicativos e arquivos não precisam estar instalados ou armazenados na máquina em uso, todo isso pode ficar disponível e ser acessado nas nuvens, ou seja, a internet.

As principais características são: Agilidade; Acesso em qualquer local; Compartilhamento de recursos; Serviços fáceis de utilizar;

Fog Computing

Fog computing, é a deslocalização da computação, sendo feito todo o processo sem necessitar entrar ou acessar a nuvem antes, ou após o processamento em fog, poder redirecionar finalmente para a nuvem. Na computação em neblina ou fog seus servidores, não fazem parte de um DataCenter compartilhado. Eles permanecem próximos as nuvem, para agilizar o tempo de resposta.

Visão de SI

Pensando em como implementação dos serviços de nuvem, eles podem otimizar os processos de uma empresa. Para empresas, traz diversos benefícios, como redução de custos, portabilidade, sustentabilidade e otimização da equipe de TI.

Exemplos de aplicação

Serviços de e-mail, como Gmail e Yahoo! Mail, "discos virtuais" na internet, como Dropbox ou OneDrive, sites de armazenamento e compartilhamento de fotos ou vídeos, como Flickr e YouTube. Todos são exemplos de recursos que, de certa forma, estão dentro do conceito de computação nas nuvens.

Com esses serviços o usuário, pode acessá-los de qualquer lugar, muitas vezes sem pagar licenças de software. No máximo, paga-se um valor periódico pelo uso do serviço ou pela contratação de recursos adicionais, como maior capacidade de armazenamento de dados, por exemplo.

Fonte: http://www.infowester.com/cloudcomputing.php


bottom of page