ERP (Enterprise Resource Planning)
ERP Atua como estrutura para integrar e automatizar muitos dos processos de negócios. Representa uma série de atividades gerenciadas por um software que ajudam uma empresa na gestão de processos e que facilitam o fluxo de informações para otimizar a tomada de decisões da empresa. O que é? ERP é um sistema para gestão empresarial e sua principal finalidade é a organização das informações para melhorar o gerenciamento da empresa. É responsável por gerenciar todas as informações dentro de um único sistema, acelerando o gerenciamento e analise de todas as informações. Qual a importância? Se cada um dos setores tivessem programas diferentes, que não se comunicam entre si, a gestão ainda pode ser realizado, mas com uma chance gigantesca de ocorrer erros e ocasionar prejuízos, estes que os sistemas ERP evitam. Gerenciar todas informações separadamente necessita de muito tempo e é mais suscetível a erros. Quando todas essas informações estão dentro de um único sistema, erros são mais difíceis de acontecer e o gerenciamento e analise de todas essas informações ficam mais rápidas. Vantagens: Eliminar o uso de interfaces diferentes; Reduzir custos; Otimizar o processo de tomada de decisões; Controle e padronização de processos; Visão e redução de erros; Redução de estoque; Redução de pessoal; Aumento de produtividade e redução de erros.
Desvantagens:
Dependência do fornecedor do pacote;
Altos custos que muitas vezes não condizem comprovam a relação custo/benefício;
A utilização do ERP por si só não torna uma empresa verdadeiramente integrada;
Torna os módulos dependentes uns dos outros. Quanto custa? O custo depende do tipo da sua empresa, do tamanho e de todo o processo que o software precisará gerenciar, sendo preciso um modulo diferente para cada tipo de ação que o software deverá gerenciar, sendo necessário a aquisição do módulo correspondente para a empresa, além das personalizações e customizações do ERP. O valor total para implantação de um sistema ERP vai ser calculado através das personalizações, quantidade de licenças, treinamento para os colaboradores, manutenção no software e custo com equipamentos. Quais são os maiores fabricantes?
Os mais conhecidos e consequentemente um pouco mais caros são: Totvs, SAP, Oracle e Microsoft.
Totvs
A TOTVS é uma empresa de software, inovação, relacionamento e suporte à gestão, líder absoluta no Brasil, com 48,6% de participação de mercado, e também na América Latina, com 34,5%. É a maior empresa de softwares aplicativos sediada em países emergentes e a 6ª maior do mundo no setor.
SAP
Com a confiança de cerca de 50.000 clientes, o SAP ERP oferece suporte a processos de negócios em 25 setores, 37 idiomas e 45 locais. Oferecendo acesso baseado em função a aplicativos, dados e ferramentas de funções analíticas essenciais, nosso software de gestão de recursos da empresa tem um histórico comprovado de incentivo à competitividade e agilização dos processos de negócios.
SOFTLEASING
Para quem tem uma empresa, seja ela de pequeno ou médio porte e busca um sistema de ERP para importação e exportação, a Softleasing é a melhor opção do mercado nacional. Fundada em 1992 para ser uma “software-house”, a Softleasing era uma empresa que buscava investir em tecnologia própria, especialização e treinamento de profissionais e desenvolvimento de sistemas como um produto.
Softwares Livres
Adempiere ERP Business Suite
Adempiere é uma solução de ERP abrangente, derivada de outro projeto chamado ERP Compiere iniciado por volta de 2006. Oferece uma vasta gama de funcionalidades, incluindo vendas, compras, contabilidade, gestão de produção, gestão de materiais e finanças, bem como gestão de capital humano, CRM e folha de pagamento.
Apache OFBiz
É um pacote de negócios da Fundação Apache. Lançado sob a licença Apache 2.0, é livre para fazer o download.
Odoo
Odoo é o novo nome para a suíte open source anteriormente conhecida como OpenERP. O produto é voltado para organizações de todos os tamanhos, e é usado por empresas, incluindo a Danone, a Canonical, Singer e o serviço postal francês La Poste.
ERP5
ERP5 inclui contabilidade, gestão de relacionamento com o cliente, comércio, gestão de armazéns, transporte, faturamento, gestão de recursos humanos, design de produto, produção e gestão de projetos