ITIL (Information Technology Infrastructure Library)
ITIL (Information Technology Infrastructure Library)
ITIL (Information Technology Infrastructure Library) é o framework para gerenciamento de serviços de TI (ITSM) mais adotado mundialmente. A utilização das melhores práticas contidas na ITIL V3 (versão atual) ajuda as organizações a atingirem seus objetivos de negócio utilizando apropriadamente os serviços TI. Foi desenvolvido no final dos anos 1980 pela CCTA (Central Computer and Telecommunications Agency), hoje OGC (Office for Government Commerce) do Reino Unido.
O ITIL comparado ao COBIT, trata tudo como se fosse um serviço. O ITIL possui uma biblioteca padronizada de serviços. O ITIL definiu padrões sobre recursos que deve ser seguido por todas as empresas que buscam implementar uma governança seguindo seu modelo. Serviço de TI é o meio para entregar valor aos clientes, propiciando os resultados desejados.
Estrutura da Biblioteca do ITIL V3
Estratégia de Serviço: gerenciar os portfólios de serviços que a empresa fornece para todos que compõe a empresa, desde fornecedores, stakeholders, etc.
Desenho de Serviço: catálogo de serviços que poderá oferecer, as vezes a empresa é capaz de oferecer certo serviço, mas nem por isso ela executa este serviço.
Transição de Serviço: implantação de serviço, que aborda onde implantar, quem irá gerenciar a mudança, como será o processo e configuração de serviço e avaliação do mesmo, além de gerenciar todo o conhecimento gerado nesta implantação, sendo uma implantação fracassada ou executada com sucesso.
Operação de Serviço: parte operacional, sendo responsável por monitorar e manter o serviço funcional dentro da empresa gerenciando problemas e todas as operações executadas.
Melhoria Contínua de Serviço: avaliação e melhoria da qualidade de serviço, bem como melhoria geral do ciclo de Gerenciamento do Serviço de TI e processos correlatos.
Fonte: http://www.mundoitil.com.br/